top of page

Engata a Primeira & Encara a Segunda!


“O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que tem medo, muito longo para os que lamentam e muito curto para os que festejam, mas para os que amam o tempo é eterno “

(William Shakespeare)


É domingo, são vinte e três horas, ouço a música do fantástico e começo a sentir calafrios, depressão, angústia, meu Deus amanhã é segunda feira. Era exatamente assim que eu me sentia algum tempo atrás e no caminho do trabalho percebia que não era somente comigo pois os semblantes das pessoas no metrô eram iguais ou muito parecidos, nenhum sorriso, ânimo, bem diferentes dos semblantes vistos durante o final de semana.


E você? será que você espera a semana inteira para ser feliz só lá no “happy hour” da sexta feira? ou o ano inteiro para ser feliz só durante as férias?


Qual a razão? qual o motivo?


Temos acompanhado a luta de muita gente para conseguir um emprego, são filas e mais filas espalhadas pelos mutirões que são vistos nessa crise que ainda vivemos, então por que tanto desânimo ou falta de motivação para encarar o tão sonhado emprego?


Pesquisas mostram que 77% das pessoas se dizem infelizes no trabalho ficando fácil entender a razão pela qual esperar que a semana passe rápido para o “happy hour” da sexta feira, mas por que razão o “happy hour” tem que ser exatamente na hora que o trabalho termina? Não dá para ser feliz também durante o trabalho já que é nele que passamos em média oito horas por dia?


Foi assim que percebi que da forma como eu conduzia os meus dias até alguns anos atrás fazia com que eu desejasse que a minha vida passasse rápido, pois a semana precisava correr para encontrar a felicidade no tão esperado “happy hour” da sexta feira. Então refleti, “o que estou fazendo com a minha vida?


Conclui que enquanto não gostarmos do que fazemos estaremos sempre querendo que o tempo passe rápido ou você conhece alguém querendo que algo que goste muito termine logo?


Lembro dos tempos de criança, amava o doce mil folhas e quando minha mãe comprava eu comia bem devagar para que demorasse chegar ao final, em contrapartida detestava espinafre, quando era obrigado a comer, engolia bem rápido para terminar logo e acabar com meu sofrimento. É assim que a maioria das pessoas está levando a vida.


Do modo como o doce de mil folhas tem gosto de mil folhas e não quero que termine, a vida deve ter gosto de felicidade e consequentemente o desejo que não termine ou não passe rápido.


Ainda lembro do sofrimento para levantar nas segundas feiras, principalmente quando algum final de semana era comprometido pelos compromissos profissionais, era um verdadeiro sofrimento, eu era sócio diretor de uma operadora de planos odontológicos, sou dentista de formação e apesar de ser dono do meu negócio não gostava do que fazia.


Hoje, como palestrante, vejo que tudo mudou, não sinto tristeza aos domingos no final do fantástico ou nas segundas pela manhã, ao contrário, entro de cabeça em alguma tarefa e não vejo o tempo passar, como escrever esse artigo, por exemplo. Quando você faz o que gosta e tem real interesse, naturalmente vai atrás para entregar o seu melhor, na sua plenitude e excelência.


Portanto, procure descobrir qual o seu perfil, aonde você poderia realmente desenvolver o seu melhor e assim encarar seus dias com motivação e felicidade.


Entendo que nem sempre isso é possível, pois as contas não deixam de bater na nossa porta, mas nesse caso trabalhe sua cabeça, o cérebro pode ser treinado e trabalhado, para que você passe a enxergar o melhor daquela situação, daquele trabalho ou função. É nesse momento que entra a tal da motivação.


Segundo Jean Paul Sartre, filósofo, escritor e crítico francês, “não importa o que a vida fez com você, mas o que você fez com o que a vida fez com você”, então pare de aceitar que a sua felicidade seja somente durante o ”happy hour” da sexta feira ou nos finais de semana e férias.


Esteja aonde estiver agradeça o trabalho que tem pois poderia ser pior, basta acompanhar os altos índices de desemprego no Brasil. Pense que a motivação, motivar uma ação, é como um combustível e é com ela que você vai superar seus obstáculos e dificuldades.


Segundo Mário Sérgio Cortella, “faça o teu melhor na condição que você tem enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda”, assim você fará a diferença pois saiba que a maioria das pessoas faz o mínimo necessário, outros nem isso, então supere as expectativas, entregue mais e surpreenda mais.


A motivação será a mola mestra para que você tenha disposição para seguir em frente, é como banho, precisa ser trabalhada e construída diariamente. Tudo é treino para a forma como você enxerga as coisas, preste atenção para desviar dos pensamentos de desânimo ou fracasso e assim você estará naturalmente construindo seu destino para um dia poder fazer o que quer e não o que te pedem para fazer.


Encontre na motivação o interesse pelo conhecimento pois é com ele que você fará a diferença e encontrará as melhores soluções, estando comprometido por inteiro com a sua vida e com suas obrigações.


Não faça parte dos mais ou menos, você não precisa de um CNPJ para empreender e ser dono do seu destino, trabalhe em qualquer função ou tarefa como se fosse seu próprio negócio com comprometimento, responsabilidade, dedicação e assim pode ter certeza que você será notado e valorizado.


Se você empurrar mais uma semana querendo que passe logo, fazendo as mesmas coisas e da mesma maneira que sempre fez com certeza continuará obtendo os mesmos resultados.


Não permita ser feliz somente no final de semana, a decisão está dentro de você e de mais ninguém.


Segundo Shan Achor, psicólogo americano e pesquisador de Harvard, “não é o sucesso que traz a felicidade, mas a felicidade que traz o sucesso”, portanto decida ser feliz hoje, agora e não amanhã.


Vá atrás, diariamente, da sua motivação, combustível para encarar o dia a dia e construir o futuro que tanto deseja. Não aceite empurrar sua vida com a barriga aguardando ansiosamente o final de semana, feriado ou férias.


Ame sua vida, não queira que ela passe rápido, não esqueça que essa decisão depende exclusivamente de você e da forma como vê as coisas ao seu redor.


O tema deste artigo poderá ser trabalhado pelo palestrante motivacional André Castro em sua palestra motivacional contribuindo, desta forma, para que os participantes alcancem a motivação empresarial, motivação profissional e principalmente a motivação pessoal.








Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page