top of page

Como manter a saúde mental ? Atenção, prevenção e motivação


“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro “. Dalai Lama


A maior parte do nosso tempo é dedicado ao trabalho e é nesse ambiente que muitos profissionais sofrem com transtornos de saúde mental. As frustrações são comuns e acontecem o tempo todo. Seja pela ameaça da perda do emprego, pelo trabalho não reconhecido, por falhas cotidianas, por relacionamentos complicados, pela insatisfação com o serviço ou pressões de produtividade.


Uma das primeiras reações a serem percebidas é a alteração do comportamento e do humor. A pessoa fica mais quieta, evita contato social, pode se tornar mais agressiva e menos tolerante.


A maioria das empresas ainda não sabe lidar com os sintomas relacionados aos quadros de saúde mental como os altos índices de burnout, estresse, ansiedade e até mesmo a solidão disfarçada de timidez.


Grande parte destes riscos estão relacionados às interações entre o tipo de trabalho, o ambiente organizacional e gerencial, as habilidades e competências dos colaboradores e o suporte disponível para que realizem seu trabalho. Os riscos também podem estar relacionados ao conteúdo do trabalho, como tarefas inadequadas para as competências da pessoa ou uma carga de trabalho alta.


Transtornos comportamentais e de saúde mental são hoje a terceira causa de afastamento de trabalhadores no Brasil, sendo que um em cada três funcionários sofre com questões envolvendo a saúde mental, com um distúrbio diagnosticado ou mesmo estresse.


Por muitos anos as empresas operaram pela lógica da competição, opressão e controle. Com o movimento da transformação digital onde é preciso despertar a potência humana para a criatividade, as empresas perceberam que esses ambientes não estimulam isso.


Hoje, entende-se que é necessário um ambiente mais leve e humano para ter mais produtividade e criatividade e para isso é preciso mudar a forma como as pessoas se relacionam nas empresas.


Um guia recente publicado pelo Fórum Econômico Mundial sugere que as intervenções nas organizações devem ter três abordagens:


- Proteger a saúde mental reduzindo os fatores de risco relacionados ao trabalho;


- Promover a saúde mental ao desenvolver aspectos positivos de trabalho e as habilidades dos colaboradores;


- Enfrentar casos de problemas de saúde mental independentemente da causa.


Outras medidas incluem entender as oportunidades e necessidades dos colaboradores individualmente. Além disso, os acessos a tratamentos demonstraram ser benéficos para a depressão e outros transtornos mentais.


Fundamental é saber reconhecer profissionais que sofrem de síndromes ligadas ao esgotamento mental. Quanto mais as pessoas conhecerem os sintomas, mais chances terão de tratar estas doenças em seu estágio inicial. Aliás muitos sintomas são parecidos, como problemas gastrointestinais frequentes, insônia, falta de motivação, falta de ar, tensão, entre outros.


O incentivo à atividade física também é uma forma de prevenção a estas doenças. É comprovado que as atividades físicas estimulam o corpo humano a produzir a endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e bem-estar, além da serotonina, responsável pela estabilização do humor.


Outra dica é promover, se possível, ações complementares como grupos de meditação, ioga, RPG, pilates ou similares que além de ajudarem com exercícios respiratórios também podem prevenir tendinites, lesões por esforço repetitivo, entre outros. Uma técnica que tem sido bastante desenvolvida é a hipnoterapia, usada para tratar alguns casos de ansiedade, depressão, dores crônicas, insônia, medos e fobias e até para pessoas que querem parar de fumar.


O resumo com o qual podemos fechar este artigo é que para inovar as empresas devem motivar seus talentos e não há motivação sem saúde.


Sendo assim, cuide-se, fique atento com seus colegas e sucesso !


O tema deste artigo poderá ser trabalhado pelo palestrante motivacional André Castro em sua palestra de motivação contribuindo, desta forma, para que os participantes alcancem suas metas e objetivos profissionais e pessoais.










Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page