September 11, 2019

Please reload

Posts Recentes

Como manter a saúde mental ? Atenção, prevenção e motivação

November 12, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Humor, Saúde e Motivação

September 11, 2019

“Um dia sem risada é um dia desperdiçado”. Charlie Chaplin

 

O bom humor é a única qualidade divina do homem”.  Schopenhauer

 

A rotina da maioria das pessoas é tão recheada de tarefas e desafios que, muitas vezes, parece impossível manter o bom humor.

 

O humor é um dos principais sinais das emoções humanas, quando a pessoa está emocionalmente equilibrada, ela naturalmente mantém o bom humor. O contrário também acontece, e problemas emocionais são transmitidos de diversas formas, refletindo inclusive no próprio humor e na saúde.

 

Quando uma pessoa está desequilibrada emocionalmente, ela se torna mais pessimista, crítica, agressiva e consequentemente mal-humorada. Com o tempo, esse estado traz perdas na vida pessoal e profissional, pois o mau humor afeta a motivação, as relações interpessoais e pode levar a resultados já conhecidos, tais como, noites de insônia, dores de cabeça, enfim, o conhecido estresse, que por sua vez deixa as pessoas ainda mais mal-humoradas e incapacitadas de produzir. Vale lembrar que este quadro pode ser ainda mais agravado alcançando, inclusive, situações de ansiedades, depressão e até suicídios.

 

Em contra partida, alguém já percebeu o quanto nos sentimos bem quando sorrimos, quando estamos alegres e felizes. Nessas ocasiões, nosso cérebro libera uma substância chamada “endorfina”, substância que nos dá uma sensação de bem-estar, alívio e leveza.

 

Desde o século IV a.C., Hipócrates, considerado o pai da medicina, já utilizava a “risoterapia” como arma no tratamento de pacientes.

 

Nos últimos anos, a ciência tem avançando nos estudos sobre os efeitos do riso na saúde geral e segundo o médico americano William Fry Jr., Universidade Stanford, três minutos de risada por dia equivalem a dez minutos de exercícios. Quando o indivíduo ri, a ventilação dos pulmões é aumentada, beneficiando o sistema cardiovascular. Depois da risada, ocorre uma redução temporária de pressão arterial, respiração, batimentos cardíacos e tensão muscular. Embora não cure, a risada deveria ser levada em consideração como uma estratégia de tratamento, devido aos efeitos benéficos que provoca.

 

Em 1979 na Associação Ortopsiquiátrica Americana, em Washington, o médico William Fry Jr também salientou a importância do humor ao considerar sua influência positiva, reduzindo as chances, nas três principais doenças que representam risco de vida: as moléstias cardíacas, o câncer e os acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

 

É importante salientar, que o humor não consiste apenas em contar piadas ou dar uma boa risada, mas é uma atitude, uma forma de abraçar a realidade. O riso e o bom humor podem melhorar a resposta imunológica do organismo, estreitar as relações sociais, atenuar dores de cabeça, diminuir o estresse e até aumentar a disposição física.

 

De fato, uma boa gargalhada é capaz de baixar os níveis do cortisol e da adrenalina, dois principais hormônios responsáveis pelo nervosismo, irritação, mau humor e raiva.

O riso, também potencializa o nível de HDL (colesterol bom) em até 26% no organismo, essa substância ajuda a eliminar o colesterol ruim, além de consumir as reservas de gordura do corpo e do sangue.

 

Estudos mostram que uma pessoa que leva a vida de modo mais positivo e consegue ser otimista diante dos desafios também pode prolongar a sua perspectiva de vida em até sete anos.

 

Sem dúvida, ter equilíbrio emocional é essencial para qualquer área da vida: nos relacionamentos, no trabalho, nos estudos e na busca por objetivos pessoais e profissionais e nesse sentido, rir com frequência e encarar os problemas com mais leveza e otimismo mostra-se como uma ótima forma de trazer para a mente e para o corpo mais energia, assim como elevar a autoestima, a confiança e os demais pontos já abordados anteriormente.

 

Um estudo feito pela revista Geriatrics and Gerontology International revelou ainda que o riso também é capaz de melhorar a qualidade do sono e reduzir problemas com a insônia.

 

Logo, pessoas que demonstram capacidade de sorrir de maneira espontânea se tornam mais abertas, atraentes, empáticas e receptivas. Elas tendem a ter relacionamentos mais positivos, estão abertas ao diálogo e mais propensas a aceitar feedbacks.

 

Com os benefícios do riso e do bom humor, o profissional desempenhará melhor suas tarefas, melhorará sua criatividade, aumentará a produção e contribuirá para um ambiente de trabalho menos tenso, contagiando, assim, a todos com a sua alegria.

 

A motivação é uma escolha. Estar motivado é escolher o bom humor, que ativa o sistema imunológico, em vez do mau humor, que atrai doenças e afasta as pessoas. É escolher a gratidão ao invés da lamentação. Estar motivado é escolher calma e tranquilidade ao invés do estresse e nervosismo. É ser positivo.

 

E você? Já deu uma boa risada hoje?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags