Segurança no trabalho & motivação: planos para o futuro exigem cuidados no presente !

Nunca é demais um acidente a menos.


Ter colaboradores motivados é essencial para que empresas tenham um ambiente de trabalho mais seguro. Isso porque, eles tendem a serem mais proativos em relação a procedimentos e normas que precisam ser seguidas, bem como manter atitudes que garanta a segurança do trabalho.


Entenda que para a companhia ter sucesso em suas estratégias, os colaboradores precisam estar engajados no projeto, pois se eles não abraçam a causa, todo o trabalho de prevenção é realizado em vão e o investimento feito em equipamentos adequados é perdido.


Assim, para que os acidentes de trabalho e da vida diminuam e as pessoas passem a cuidar mais de sua saúde, há que se trabalhar a vontade e a disciplina e não só o conhecimento.


Vejam, abaixo, alguns pontos fundamentais, discutidos nas minhas palestras, para que toda a cultura de prevenção ao acidente de trabalho alcance os resultados realmente esperados:


1) Saúde e qualidade de vida


Tudo, literalmente, inicia-se pela saúde, afinal sem ela nós deixamos de existir.


Motivação e saúde são pontos que se relacionam diretamente. A maioria dos males causados no ambiente de trabalho é relacionada ao estresse, a falta de cuidado com a postura e execução de atividades repetitivas.


Da mesma forma que há atividades de maior periculosidade, também existem as mais ou menos prejudiciais à saúde. A alta exigência da capacidade analítica em atividades estratégicas, ou aquelas feitas isoladas, com muita repetição ou com mudanças muito intensas, o estresse da responsabilidade sobre algumas decisões, são exemplos de fatores que influenciam na saúde mental dos colaboradores.


Procure proporcionar condições e ambiente de trabalho favoráveis aos seus colaboradores.


Lembre os colaboradores de cuidarem sempre de seus bens mais preciosos: sua vida e saúde


2) Motivação propriamente dita


Costumo comparar a motivação com a bateria do seu celular, imagine seu celular sem bateria, como ficaria seu bate papo no whatssap ou aquelas fotos no instagram, consegue imaginar o desespero da situação ?


Então por que muitos que nem imaginam deixar o celular sem bateria não se preocupam tanto assim com a sua própria motivação ou dos colaboradores da sua equipe ?


Trabalhadores desmotivados e iludidos de forma geral e principalmente quanto às questões de saúde e proteção pouco contribuem para a redução de riscos porque, afinal de contas, eles não veem motivos para tal.


Reconheça talentos e valorize o desempenho, a produtividade e a assertividade dos colaboradores, pontos elementares para garantir a motivação.


3) Conhecimento


A única coisa que ninguém tira de você é o seu conhecimento.


Deixe bem claro a todos quais são as normas de segurança da empresa


Ofereça palestras e treinamento para as equipes, mantenha todos sempre atualizados, engajados e motivados no processo.


4) Comprometimento


A grande maioria das pessoas não alcança seus objetivos devido a um ponto relativamente simples, o comprometimento e a disciplina, ou seja, fazer o que tem que ser feito, na hora e na forma como tem que ser feito, independente da vontade de fazer ou não.


Crie a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)


Realize campanhas de conscientização


Avalie a contratação de uma consultoria em Segurança do Trabalho


5) Inteligência Emocional


A inteligência emocional torna-se um ponto importantíssimo para as corretas tomadas de decisões mediante as diversas situações apresentadas.


Tem relação direta com a saúde e qualidade de vida que mal trabalhadas acarretam em problemas de saúde mental, conforme discutido anteriormente.


6) Gratidão


Agradecer pelo que já possui antes de desejar o que ainda se quer.


É comprovado pela neurociência que a gratidão estimula uma área do cérebro responsável pela motivação, diminuição do estresse e a felicidade.


Consequentemente, quando você se sente feliz, é produzida a dopamina que estimula os centros de aprendizagem.


Percebe o que um simples gesto de gratidão estimula ? A motivação, diminuição do estresse e ainda o conhecimento.


Portanto, coloque esses pontos discutidos em cima da mesa.


Não fique em cima do muro, trabalhe sempre seguro !



O tema deste artigo poderá ser trabalhado pelo palestrante motivacional André Castro em sua palestra de motivação contribuindo, desta forma, para que os participantes alcancem suas metas e objetivos profissionais e pessoais


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.