Emoções positivas: uma estratégia sem custo para aumentar o bem estar das empresas

July 7, 2020

Garantir o bem-estar dos colaboradores passa a ganhar prioridade na agenda dos executivos que estão em busca de soluções para garantir a sustentabilidade do seu negócio

 

Sabemos que tão grave quanto os impactos da pandemia na saúde física, são os impactos na saúde mental. Essa passa a ser um desafio não apenas das pessoas, mas também das empresas que estão buscando caminhos para superarem os desafios trazidos do cenário atual.

 

Garantir o bem-estar dos colaboradores passa a ganhar prioridade na agenda dos executivos que estão em busca de soluções para garantir a sustentabilidade do seu negócio e a manutenção dos empregos. Dentre as soluções possíveis, gostaria de destacar a importância das emoções positivas no ambiente de trabalho, seja virtual ou físico.

 

Para entender a importância das emoções positivas, vamos recorrer à pesquisa realizada pela psicóloga Barbara Fredrickson, pesquisadora do Laboratório de Emoções Positivas e Psicofisiologia (PEPLab) da Universidade da Carolina do Norte. Nessa pesquisa, participaram 60 empresas: um terço delas estava prosperando economicamente, um terço estava numa situação razoável, e um terço estava indo mal.

 

Os pesquisadores participaram das reuniões de negócio e transcreveram todas as palavras ditas. Em seguida, codificaram cada frase segundo palavras positivas e palavras negativas para depois levantarem a razão simples entre as afirmações positivas e negativas.

 

A descoberta foi que as empresas que apresentavam uma razão superior a 2,9:1, isto é, as que tiveram em suas comunicações cotidianas quase três afirmações positivas para 1 negativa eram aquelas que estavam prosperando. As empresas que estavam abaixo desta razão não estavam prosperando economicamente.

 

Essa relação entre as emoções positivas e negativas é conhecida como Razão de Losada que defende que é preciso dizer 3 coisas positivas a cada 1 negativa. Essa é a quantidade mínima necessária para que um relacionamento, seja no trabalho ou familiar, seja eficiente. O máximo seriam 7 elogios a cada 1 crítica. Todos os relacionamentos que estão fora desses dois limites não trarão resultados saudáveis.

 

Observamos não apenas na imprensa, mas também nas empresas, a adoção das emoções negativas como estratégia de enfrentamento das consequências dessa pandemia e das crises em geral. Porém, esse comportamento gera culpa, agressividade, medo e isolamento na tentativa de combater os fatores externos de risco.

 

Já as emoções positivas produzem e ampliam a saúde mental que impacta, inclusive, na saúde física.

 

Quando focamos e replicamos apenas más notícias, além de não ajudar e nem resolver, estamos gerando emoção negativa em nós e no outro, assim como, quando replicamos boas notícias, geramos emoções positiva em nós e no outro.

 

Ao sermos acionados por empresas em buscas de soluções para aumento de bem-estar e redução de estresse das equipes é comum ficarem surpresas ao conhecerem os impactos da emoção positiva que é muito mais que uma sensação agradável, ela é um sinal evidente de que está havendo crescimento e amadurecimento da pessoa.

 

Gostaria de deixar aqui as 3 principais dicas baseadas em nossa experiência em desenvolver emoções positivas dentro das empresas:

 

- Organize eventos, mesmo que virtuais, onde as pessoas possam compartilhar suas conquistas, aprendizados e desejos;

 

- Tenha líderes preparados para acolher e demonstrar empatia pelos desconfortos e desafios de seus colaboradores;

 

- Implemente programas de treinamentos e workshops para redução de estresse e promoção de bem-estar.

 

Estamos passando por uma experiência que não estava em nenhum planejamento estratégico, portanto, considero imprudente esperar o cenário se estabilizar para começar a enfrentar o que está acontecendo. Provavelmente, nenhum de nós sabe quando e como isso vai terminar, mas uma coisa é certa, esperar não é o melhor caminho. A-go-ra é o momento para nos prepararmos para o que está por vir, cuidando de nosso negócio e fortalecendo nossas equipes, que sabemos ser, como sempre foram, a grande responsável pelos nossos resultados.

 

O tema deste artigo poderá ser trabalhado pelo palestrante motivacional André Castro em sua palestra de motivação contribuindo, desta forma, para que os participantes alcancem suas metas e objetivos profissionais e pessoais

 

 

 

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