September 11, 2019

Please reload

Posts Recentes

Como manter a saúde mental ? Atenção, prevenção e motivação

November 12, 2019

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Dá resultado pensar em Liderança, Inovação, Gestão ou Vendas sem Profissionais Saudáveis e Motivados?

August 27, 2019

“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro “. Dalai Lama

 

Quando falamos do mundo corporativo pensamos tão e somente em qualidades profissionais como conhecimento, comprometimento, inovação, gestão, vendas e tantas outras qualidades exigidas pelas empresas. Mas de que adiantam tantas qualidades profissionais, importantíssimas, sem dúvida nenhuma, sem antes termos a base para tudo isso que é a saúde, passo fundamental para a qualidade de vida, tão esquecida e somente lembrada após o primeiro infarto ou sinal de depressão e ansiedade ?

 

A maioria das pessoas relaciona a qualidade de vida com o “sentir-se bem”, mas o conceito de qualidade de vida é mais abrangente e compreende não só a saúde física como a mental, o nível de independência, as relações sociais em casa e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente.

 

A Qualidade de vida surge, de tal forma, associada a saúde que muitos não as distinguem uma da outra, ou seja, se conseguirmos melhorar a nossa condição de saúde física e mental rumo a uma vida mais saudável, através de uma correta promoção da saúde, então conseguiremos melhorar a nossa qualidade de vida.

 

Temos assistido ao aumento dos casos de estresse, ansiedade e depressão para além de tantos outros problemas psicológicos e emocionais, como resultado das mudanças a que a sociedade tem estado sujeita, passando a exigir do indivíduo uma grande capacidade de adaptação física, mental e social. Competitividade, pressão para obter resultados, acumulação de informações, falta de tempo para o lazer, entre outros fatores, pautam o mundo atual e acarretam, inevitavelmente, consequências.

 

O trabalho torna-se uma das principais causas de estresse, que, por sua vez, exerce uma influência direta no desempenho profissional e na produtividade. Surgem as principais causas de falta ao trabalho, que são a depressão, ansiedade e estresse, sendo que a Organização Mundial da Saúde estima que a depressão será a principal causa de afastamento de trabalhadores em 2020, já o estresse afeta hoje cerca de 32% da população brasileira.

 

Por outro lado, uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR), revela que as características mais marcantes das pessoas motivadas são a elevada autoestima, flexibilidade e criatividade. Confiantes em seu potencial, elas se mostram flexíveis para encontrar saídas, se o plano A deu errado, dispõem ainda do plano B, além de serem criativas para driblar obstáculos ou extrair algo positivo deles, pois é sabido que focar no que não gostamos gera desmotivação.

 

Profissionais que não se sentem motivados e comprometidos são mais propensos a faltar e se atrasar. Isso ocorre pela falta de propósito na realização do trabalho que passa a estar em segundo plano no dia a dia do profissional, podendo, também, estar relacionada ao clima organizacional da empresa, ao cargo inadequado, a falta de perspectiva de crescimento ou a uma má relação com os gestores.

 

Como consequência da falta ou comprometimento ao trabalho, as equipes ficam sobrecarregadas e os funcionários presentes descontentes. Os gestores perdem o controle dos prazos e os clientes ficam insatisfeitos.

 

É sabido que o trabalho em equipe é uma das principais habilidades exigidas pelas empresas, colaborar com os colegas e aprender com eles também. Cumprir as tarefas com qualidade e dentro dos prazos evita estresse desnecessário e melhora o desempenho, manter boas relações interpessoais com colegas e superiores torna o ambiente melhor e mais saudável.

 

Portanto, cuidar dos hábitos da mente e do corpo, uma alimentação equilibrada, exercício físico, relações saudáveis, ter tempo para atividades de lazer, entre outros é imprescindível na busca pela saúde e motivação, consequentemente na conquista de objetivos, pois profissionais motivados e saudáveis estão diretamente relacionados com bons resultados.

 

“Se você quer ser um Líder que atrai pessoas de qualidade, a chave é você mesmo se tornar uma pessoa de qualidade”. Jim Rohn – Empreendedor Norte Americano

 

Vá em frente, cuide de você e, aí sim, Sucesso !

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags