top of page

Nem tão óbvio assim !


“O Óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar”, Clarice Lispector, escritora brasileira.


Você tem se preocupado com o óbvio para diferenciar-se na multidão ? Pode parecer surpreendente, mas a maioria das pessoas desconsidera as tarefas e obrigações ditas óbvias na busca pela sua excelência e qualidade.


“Que tempos são esses em que temos que defender o óbvio ?” Bertolt Brecht, poeta alemão.


É mais uma manhã de segunda feira. Termino minha xicara de café e saio rapidamente em direção ao aeroporto de Congonhas com destino à Belo Horizonte onde fecharei com minha palestra motivacional o encontro anual das empresas do ramo farmacêutico de Minas Gerais.


Após noventa minutos, concluo minha apresentação com o vídeo da música My Way, meu caminho, sintetizando de maneira inspiradora a mensagem da palestra. O retorno que recebo da organização e dos participantes é de agradecimento pelo incentivo a seguirem suas jornadas e terem tido suas mentes e corações abertos para os novos desafios.


Terminado os cumprimentos, saio rapidamente em direção ao aeroporto de BH para retornar à São Paulo onde preciso em tempo hábil entregar o artigo que você lê nesse momento.


Para quem não me conhece, sou palestrante motivacional e confesso que quando iniciei nesse mercado tive dúvidas se realmente haveria público carente pelas informações que passo as quais todos de alguma forma sabem ou já ouviram, não sendo, portanto, nenhuma novidade a ser desvendada.


Por que, então, após noventa minutos refletindo sobre o óbvio, afinal, o público ainda se emociona, sorri e me abraça em todas as palestras ?


É sabido que as pessoas necessitam repetidamente ouvir as mesmas coisas para se motivarem e voltarem a acreditar em si mesmas e não há dúvidas que em muitas vezes deixamos de enxergar o óbvio por medo da mudança. Sair da zona de conforto exige gasto de energia e nós como todo ser vivo aprendemos a economizá-la, permanecendo imóveis, muitas vezes, na mesmice.


O óbvio está ao alcance de todos e é também difícil de ser visto até que alguém o manifeste com simplicidade, é o que faço nas minhas palestras mostrando estar à disposição de qualquer um que queira realmente atingir suas metas e a tão esperada felicidade.


Segundo Jacob Petry, pesquisador e escritor brasileiro, o óbvio são “as simples atitudes que nos fazem ter sucesso em tudo o que realizamos” e que precisam ser frequentemente recordadas pois sendo óbvias passam desapercebidas e até esquecidas.


“Caímos tão fundo que atrever-se a proclamar o óbvio se transformou em dever de todo o ser inteligente”, George Orwell, jornalista e escritor inglês.


Tudo é óbvio até que você saiba a resposta e assim pôr vezes me pergunto, o que reflito em noventa minutos de palestra é mesmo o óbvio ou torna-se no final ?


Não tenha medo, saia do óbvio, questione, viva, sorria, busque mais, a vida é repleta de oportunidades e caminhos. Sair do óbvio não significa fazer algo necessariamente novo, mas fazer algo diferente do comum o que em muitas situações acaba sendo o próprio óbvio que pôr vezes esquecido torna-se, agora, uma vez, enfim, realizado, o melhor caminho em busca da excelência e qualidade cujos controles estão na arte de fazê-lo e de fazê-lo bem.


Segundo Murillo Leal, jornalista brasileiro, “quando você sai da rota do óbvio e popular, começa a descobrir coisas ótimas que estão apagadas”, esta é a luz que ascendo na mente da plateia ao final das minhas palestras. Mostro que a partir de atitudes simples e ao alcance de todos um mundo repleto de oportunidades e desafios se abre, só depende de você.


Inspire-se, se você chegou até aqui saiba que é preciso uma mente fora do comum para analisar o óbvio, pensando e refletindo a respeito.


No final lembre-se, o começo é sempre a partir do óbvio.


Parabéns !


“A vitória mais bela da minha vida é aquela que ainda está para acontecer”, Enzo Ferrari, fundador da Ferrari.


O tema deste artigo poderá ser trabalhado pelo palestrante motivacional André Castro em sua palestra de motivação contribuindo, desta forma, para que os participantes alcancem suas metas e objetivos profissionais e pessoais.









Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page