top of page

O que o homem mais feliz do mundo fala sobre a felicidade


Aqui está o seu melhor conselho sobre a felicidade: pare de pensar “eu, eu, eu”!

Matthieu Ricard, o homem mais feliz do mundo!


Quem é o homem mais feliz do mundo? Se você pesquisar no Google o nome “Matthieu Ricard” vai aparecer isso aqui…


Matthieu Ricard, nascido em 1946, é um monge budista tibetano francês e é considerado por alguns pesquisadores “o homem mais feliz do mundo!”


Isso aconteceu porque ele participou de um estudo cerebral durante 12 anos sobre meditação e compaixão liderado por um neurocientista da Universidade de Wisconsin, Richard Davidson (fundador do healthy minds), que estuda a felicidade humana. Dr. Richard Davidson é também amigo pessoal da S.s o 14° Dalai Lama.


Dr. Davidson conectou a cabeça de Ricard com 256 sensores e descobriu que quando Ricard meditava sobre a compaixão, sua mente era excepcionalmente leve e seu cérebro comportava- se diferente da maioria das pessoas.


Porque esses exames surpreendem tanto?


Os exames mostram que, ao meditar sobre a compaixão, o cérebro de Ricard produz um nível de ondas gama – aqueles ligados à consciência, a atenção, ao aprendizado e a memória – nunca antes relatados na literatura sobre neurociência, disse Davidson.


As varreduras também mostraram atividade excessiva no córtex pré-frontal esquerdo do cérebro em comparação com a contraparte direita, permitindo-lhe uma capacidade descomunalmente grande para a felicidade e uma propensão bem reduzida para a negatividade.


Ele falou com Business Insider no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Ele comentou que o título de homem mais feliz do mundo é mesmo um exagero.


“Aqui está o seu melhor conselho sobre a felicidade: pare de pensar “eu, eu, eu”, egoísmo faz mal à alma”.


Para Ricard, a resposta resume-se ao altruísmo. A razão é que, pensar unicamente sobre sua vida, seu próprio umbigo e seus problemas sem jamais pensar em nós, é um hábito que gera a infelicidade humana e a depressão. Para si e para o mundo a nossa volta.


“Não é para parecer ser o bonzinho para todo mundo. É simplesmente porque eu, eu, eu, o dia todo, é muito abafado, e é muito miserável e porque você acaba desumanizando o mundo lá fora e pensa no mundo inteiro como uma ameaça ou como se todos lá fora tivessem um desejo de te prejudicar ou fazer mal”.


Se você quer ser feliz, Ricard diz que você deve esforçar-se para ser “benevolente”, que não só vai fazer você se sentir melhor, mas também fazer outros como você mais.


Nós, nós, nós… é bem melhor, mas com limites.


Isso não quer dizer que você deveria deixar outras pessoas tirarem vantagem de você, Ricard adverte, mas você deve geralmente se esforçar para ser gentil dentro da razão e às vezes sem razão também.


“Se a sua mente está cheia de benevolência, você sente a paixão e a solidariedade … este é um estado de espírito muito saudável que é propício para florescer” diz Ricard.


“Então você, você mesmo, está em um estado mental muito melhor! Seu corpo estará mais saudável, será perceptível para si mesmo, e logo os outros também irão perceber as diferenças em você.


Isso tudo soa muito bem em teoria, mas como uma pessoa realmente se torna altruísta e benevolente e não deixa os pensamentos egoístas se infiltrarem?


Comece a treinar sua mente como se estivesse treinando para correr uma maratona.


Ricard acredita que todo mundo tem a capacidade de ter uma mente mais leve, porque há um potencial de bondade em cada ser humano (a menos que você seja, digamos, um assassino em série e haja algo realmente quimicamente anormal acontecendo com seu cérebro).


Como mudar sua mente e sua vida?


Mas como um corredor de maratona que precisa treinar antes que ele ou ela possa correr 42,5 km, as pessoas que querem ser mais felizes precisam treinar suas mentes. A maneira

preferida de Ricard de treinar a sua é a meditação:


Com o treinamento mental podemos sempre trazer nosso nível de felicidade para um nível diferente bem longe da depressão. É como correr. Se eu treinar, posso correr uma maratona. Eu não poderia me tornar um campeão olímpico, mas há uma enorme diferença entre treinamento e não treinamento. Então, por que isso não se aplica à mente? … Há uma visão que benevolência, atenção, equilíbrio emocional e resiliência são habilidades que podem ser treinadas. Então, se você colocar todos juntos, você pode dizer que a felicidade é uma habilidade que pode ser treinada.

OK, então como é que podemos treinar sua mente para ser mais feliz?


15 minutos de prática e só! É fácil.


Basta passar 15 minutos contínuos por dia pensando pensamentos felizes!


Se não conseguir ficar sereno e em silêncio, tudo bem, apenas visualize-se feliz.


Comece por ter pensamentos felizes por 10 a 15 minutos por dia, diz Ricard.


Normalmente, quando experimentamos sentimentos de felicidade e amor, é fugaz, e então, algo mais acontece e passamos para o próximo pensamento. Em vez disso, concentre-se em não deixar sua mente se distrair e mantenha-se focado nas emoções positivas para o próximo período de tempo.


Você não precisa ser budista para meditar, só precisa mesmo começar… e aproveitar!


E se você fizer esse treinamento todos os dias, mesmo apenas duas semanas depois, você poderá sentir resultados mentais positivos.


E se você praticar que por 1,5 10 ou 50 anos como Ricard tem feito, você pode se tornar uma pessoa incrivelmente feliz também.


O Dr. Davidson afirma em seu estudo que mesmo 20 minutos de meditação diária pode tornar as pessoas muito mais felizes em geral e sofrem menos de depressão.


Tanto a lei da atração, quanto a física quântica e a filosofia apoiam a meditação como prática essencial para saúde mental e para induzir a estados de felicidade e melhora em quadros de depressão e ansiedade.


Não vai dizer que não tem tempo para meditar?


FONTE: O SEGREDO


O tema deste artigo poderá ser trabalhado pelo palestrante motivacional André Castro em sua palestra de motivação contribuindo, desta forma, para que os participantes alcancem suas metas e objetivos profissionais e pessoais.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page